Atendimento Psicológico nas Empresas – Qualidade Permanente
O atendimento psicológico nas Empresas tem como proposta, oferecer aos profissionais, apoio psicológico como um recurso de poder administrar da melhor forma os seus problemas pessoais.
Alguns benefícios:
• Otimização do tempo do profissional na empresa
• Valorização do profissional como uma pessoa integrada na sociedade e na empresa
• Investimento para melhorar a qualidade de vida dos profissionais
• Contribuição para a retenção dos profissionais na empresa
• Ambiente organizacional mais favorável para o desenvolvimento das atividades.
O funcionário é considerado hoje um dos bens mais preciosos de qualquer empresa. Construção civil, produção de mercadorias, prestação de serviços, suporte técnico, atendimento ao cliente, controle de qualidade, educação e outros… Para aumentar a competitividade, um dos itens requeridos são os estabelecimentos de processos eficazes, com resultados economicamente viáveis. Isso só passa a ser possível, porque a base da sua estrutura organizacional está o trabalho de homens e mulheres a quem chamamos também de colaboradores. Mesmo quando intervêm as máquinas, ainda são eles que as supervisionam e as mantém funcionando perfeitamente. Não por acaso, o conjunto de funcionários de uma empresa passaram a ser chamados honrosamente de “capital intelectual”.
Vivemos a realidade de um mercado cada vez mais estreito. Atualmente quase todas as organizações já resolveram as grandes questões que afligiam o mundo empresarial até dez ou quinze anos atrás e agora se encontram em busca do “detalhe” que as diferencie das demais. Neste contexto, uma gestão de recursos humanos cuidadosa pode ser um destes diferenciais entre uma empresa bem sucedida e outra incapaz de competir.
É fato amplamente comprovado pela literatura especializada que o bem estar psíquico do funcionário na empresa é fator determinante de seu desempenho. Segundo Chiavenato, (1981, pg 97) “O ajustamento não se refere somente à satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, mas também à satisfação das necessidades de pertencer a um grupo social de estima, e de auto-realização. Deixar de suprir essas necessidades pode ocasionar erros irreparáveis, que causam muitos dos problemas aos profissionais e a empresa, onde estão inseridos. Como a satisfação dessas necessidades superiores depende muito de outras pessoas, particularmente daquelas que estão em posições de autoridade, torna-se importante para a administração compreender a natureza do ajustamento e do desajustamento”. Ainda segundo Chiavenato “Um bom ajustamento denota Saúde Mental”.
Conflitos dentro da empresa sobre o que fazer, falta de confiança no próprio desempenho, exaustão física e emocional, juntamente com os problemas pessoais dos mais variados tipos são fatores que interferem de maneira decisiva no desempenho de todos os escalões de funcionários nas empresas.
Sem dúvida, o “capital intelectual” é nos dias de hoje um dos investimentos mais certos e de maior benefício para empresas de qualquer ramo de atuação.
Levando em consideração que o ser humano é uma pessoa que está inserida num contexto onde se relaciona com pessoas diferentes e em ambientes diferentes. Nesses ambientes em alguns momentos poderá encontrar algum tipo de hostilidade, em maior ou menor intensidade, dependendo das condições nas quais as pessoas se encontram, sejam elas sociais, econômicas, políticas e ainda devemos considerar a ética que determina as atitudes e comportamentos, determinando assim os valores morais a serem considerados para se obter os resultados esperados por todos.
É sabido que nas empresas algumas pessoas estão passando por problemas particulares e contam hoje com poucos recursos ou quase nenhuns, para chegarem a decisões favoráveis. Com isso corre o risco de permanecerem com a situação problemática e conseqüentemente envolverem-se em outras mais complexas, devido à alta vulnerabilidade e debilidade psicológica.
O atendimento psicológico consistirá em manter um foco de atuação na situação particular de cada um. Deverá ser através de relatos da própria pessoa, entender todos os detalhes da situação problemática em questão. Entender também, todas as variáveis que fazem parte do problema, seja elas atuantes no presente ou que tenham atuado no passado.
O atendimento psicológico poderá utilizar-se de recursos técnicos que ajudarão ao profissional, dentre algumas alternativas, decidir por uma solução ao seu problema.
Os recursos técnicos poderão ser:
• Entrevistas individuais como a principal técnica;
• Análise grafológica;
• Dinâmica de grupo;
• Reflexão individual ou em grupos, com o apoio de recursos facilitadores a obter um resultado favorável;
• Trabalhos práticos com atividades artesanais. Como por exemplo, “Oficina do Bate-papo”.
A estratégia de trabalho será de acordo com a demanda e a disponibilidade da empresa. Serão estabelecidos os dias e horários em que as atividades funcionarão.
Em colaboração com seus responsáveis, desenvolveremos formas de divulgar internamente a implantação do serviço, esclarecendo a seus futuros usuários suas características e objetivos. As atividades de atendimento psicológico destinam-se a todos os níveis hierárquicos da empresa.
Nos períodos determinados para o atendimento Psicológico, o Profissional de atendimento ficará à disposição dos funcionários que desejarem o atendimento, de acordo com programação realizada com os responsáveis.
Para realizar o trabalho não haverá a necessidade de quaisquer instalações físicas especiais, apenas de um espaço no qual possa garantir privacidade e sigilo sobre o que for conversado.